quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Dar ou não contribuição monetária para estudantes cotistas?


Como devem saber, sou totalmente contra qualquer tipo de cota. Mas pensei que já que elas estão ai essa iniciativa do Ministério da Educação não poderia ser uma boa solução á curto prazo para incentivar os alunos. Claro que com algumas condições, como conceder esse auxilio apenas para alunos que tenham um ótimo desempenho acadêmico, pois como um estudante sem condições poderia manter-se em um curso de período integral e ter um desempenho bom se tiver de trabalhar para se manter.
Pense na situação (posso estar usando um leve apelo emocional):
“Um jovem, que tem várias perspectivas para se desempenha de maneira satisfatória no meio acadêmico, e que acabou de saber com boa colocação em um vestibular para entrar em uma Universidade Federal, só que sua família não tem uma boa renda.”
Porque não incentivar esse rapaz a se manter em sua universidade, se ele se propuser a ter um bom desempenho e se dedicar exclusivamente aos estudos. Acho totalmente válido como medida imediata para corrigir os erros de nosso sistema educacional. Entramos em outra gestão, pensando de maneira utópica quando nosso sistema de ensino estiver perfeito para oferecer uma boa educação e preparação. Será que conseguiríamos tirar esse beneficio sem problemas? Pois isso pode gerar algumas acomodações e com isso deixar os usuários de tal beneficio preguiçosos e sem iniciativa.
Sou totalmente favorável a concordar com essa medida diante de alguns limites, a menos que alguém me apresente bons argumentos para não concordar com tal iniciativa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário